quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Efeitos e forma de uso

Muito aleardos pela mídia, e pela publicidade de seus fabricantes, essas pílulas da beleza, estão conquistando cada vez mais consumidoras, que buscam na suplementação a beleza e jovalidade que lhes falta na aparência de pele, cabelos e unhas.
Mas até que ponto isso funciona, e até onde isso é propaganda?
Para responder essa pergunta, procuramos uma especialista para opinar sobre o assunto, a médica dermatologista paulista Dra. Ana Paula Guerra.
Segundo a médica, os suplementos nutricosméticos funcionam  como complemento à alimentação na nutrição da pele e dos cabelos, mas não fazem milagres como algumas mulheres imaginam.
Seu uso deve estar relacionado com atividade física regular,alimentação completa e balanceada, moderação na exposição ao sol (sempre com filtro solar) e sono regular.
A dra. Ana Paula exemplifica, que muitos nutrientes encontrados nesses suplementos antiidade são comumente achados em nossa alimentação,como a vitamina C, o Zinco, a vitamina E e os carotenóides.
O objetivo maior dos nutricosméticos, é fornecer, de forma concentrada e regular, esses nutrientes, para suprir a demanda do organismo por tais vitaminas e minrais.
Mas, se a consumidora desse tipo de produto, dormir horas a menos de sono, e não souber gerenciar o stress do dia a dia, inevitalvemente os sinais da idade aparecerão mais cedo, e nesse caso não adianta usar os melhores cremes nem os mais modernos nutricosméticos.
Ela avisa ainda que hidratação é fundamental,já que nosso organismo é composto basicamente por quae 70% de água. Se não bebermos o suficiente não será o uso de hidratantes que vai dar jeito na pele seca.
Muitos outros conselhos, a maioria já conhecida por todas nós, são reforçados pela dra. Ana Paula:
-Não se expor ao sol entre as 10 horas da manhã e as 4 da tarde, e , se o fizer, que seja sempre com o bloqueador solar mais potente que puder usar.
-Beber bastante água antes, durante e depois do banho de sol. Sucos naturais também valem, como os de laranja, ricos em vitamina C, e os de Melancia, ricos em Licopeno.
-Jamais dispense o filtro solar,mesmo que for tomar sol por muito pouco tempo, pois os efeitos são acumulativos, e quaisquer dez minutinhos diarios precisam ser tomados com a pele devidamente protegida.
-Comer muitas frutas, verduras, cereais integrais, legumes e sucos naturais, ricos em antioxidantes e nutrientes benéficos a saúde da pele.
-Descansar é fundamental; a pele é um orgão do corpo e precisa de repouso para se recuperar do desgaste diário. Sem o devido tempo de descanso, ela perde a elasticidade, o tônus e fica com o aspecto enrugado e quebradiço.

A melhor forma de ingerir esses suplementos é sob orientação de algum profissional especializado, como médico ou nutricionista.
Somente alguém que entende de forma profunda pode orientar o consumidor sobre qual o melhor produto para seu caso, a forma de tomá-lo, o tempo de tratamento e outros detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário